Como funciona a fermentação da cerveja?

Como funciona a fermentação da cerveja?

Como funciona a fermentação da cerveja?

A realização do processo de fermentação de bebidas foi praticada pelos povos primitivos pela primeira vez. E desde então, o processo continuou sendo realizado, até chegar no patamar e no nível de desenvolvimento que temos atualmente, considerando todas as etapas e profissionais que auxiliam e ajudam no processo de fermentação de bebidas.

O processo de fermentação em si, faz com que as leveduras consumam todos os açúcares fermentáveis contidos na planta, gerando pôster e principalmente, o álcool e o CO2. Mas não são somente esses itens que são produzidos na fermentação, os aromas e os sabores por exemplo, que são grandes valores da cerveja são produzidos também, somados com a redução do Ph da cerveja.

Porém, não são somente as leveduras que qualificam e determinam uma boa fermentação e um bom resultado desse processo. A fermentação depende de outros tantos fatores, como por exemplo, o tempo e a temperatura da fermentação, os insumos que são fermentáveis e não fermentáveis e a qualidade da água também pode ser um determinante.

A fermentação é um dos principais passos do processo de produção de cervejas artesanais. E para que esse passo seja feito com qualidade e com categoria, alguns fatores são determinantes. A qualidade e a quantidade das leveduras que estão sendo utilizadas, o arejamento e os nutrientes que são dissolvidos no mosto (toda mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica) e o controle da temperatura de fermentação.

Fases da fermentação

A fermentação é um processo demorado e complicado, portanto é importante ler, conhecer e compreender muito essa arte de produção e fermentação da cerveja. Além do processo que transforma açúcares em álcool e CO2 existem outras três fases para a fermentação. As três fases podem ser descritas como: Fase de Adaptação, Fase de Crescimento e Fase Estacionária.

Fase de Adaptação

Esta fase ocorre depois do processo de inoculação (filtração) das leveduras e para que esteja totalmente pronta precisa de uma média de 15 horas. Aqui, as leveduras se preparam para a fermentação. Se adequam as leveduras que estão em condição de mosto e ocorre a absorção de oxigênio, minerais e aminoácidos (nitrogênio).

Fase de Crescimento

Nesta fase que realmente acontece a adaptação dos açúcares fermentáveis do mosto e a obtenção de álcool e CO2. Nesta fase é feita a primeira fermentação e pode ser definida como a fase em que as leveduras se reproduzem. O tempo desta primeira fermentação pode variar entre 2 a 10 dias, dependendo da cerveja que esteja sendo produzida.

Fase Estacionária

Esta fase é o último estágio da fermentação. Aqui, as leveduras já terminaram quase todo o seu papel no processo de fermentação, mas não quer dizer que o processo está completamente pronto. No período da fermentação são gerados e produzidos muitos compostos que ainda não foram todos absorvidos pela levedura, nesta fase final, os compostos que restaram serão absorvidos. A partir disso, chega-se no último passo que é o da consistência. Com o passar dos dias deve-se observar e controlar a diminuição e estabilização da densidade original, acelerando e conquistando o processo de limpeza do mosto. Esta fase pode ter uma duração de 3 até 10 dias.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.