Blends: uma mistura que dá certo

Blends: uma mistura que dá certo

Blends: uma mistura que dá certo

A blendagem é a mistura de diferentes cervejas para criar perfis sensoriais mais complexos. Alguns bares e cervejarias tem misturado estilos bem diferentes para criar diversas camadas de aromas e sabores (por exemplo, cervejas frescas mais lupuladas, com cervejas envelhecidas mais robustas) e em alguns casos utilizam a técnica para “ressuscitar” cervejas mais antigas suavizando os defeitos da oxidação e a acidez da deterioração. Quando se mistura uma cerveja pela primeira vez, pode parecer um desafio e um desperdício, pois na verdade, é preciso ir testando até descobrir a proporção ideal de cada componente no blend.

Os blends não são novidade nesse universo e ocorrem em algumas cervejarias há séculos. A origem da cerveja inglesa do estilo Porter parece estar ligada a blendagem de cervejas old ale, pale ale e mild ale. Na Bélgica, cervejas lambics jovens e mais velhas são misturadas para dar origem à gueuze.

Além da utilização da blendagem para a criação de novos e mais complexos perfis de aroma e sabor e da correção de falhas, a técnica é utilizada como estratégia na padronização em grandes cervejarias, misturando diferentes bateladas para diminuir as diferenças e trazer consistência entre os lotes, aproximando as cervejas aos parâmetros dos estilos desejados. Ainda há a prática em algumas cervejarias de misturar água em um lote de cerveja, diluindo a cerveja que foi produzida mais concentrada, aumentando o volume da bebida no fermentador.

A maioria dessas misturas é feita por cervejeiros experientes em condições quase laboratoriais usando pipetas para obter proporções exatas. Porém, quando se trata de mistura de cerveja em casa, não precisamos ser tão precisos e podemos blendar pequenas quantidades de cerveja utilizando criatividade em nossos testes.

Agora que você já conhece a blendagem e viu que é possível explorar infinitas possibilidades no universo dos aromas e sabores, que tal testar os seus próprios Blends utilizando as cervejas da Gram Bier?

Por Taís Suhre
Biotecnologista
Sommelière de Cervejas
Especialista em Tecnologia Cervejeira

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.